Introdução ao pascal
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Introdução ao pascal
A linguagem Pascal (nome dado em homenagem ao grande matemático Blaise Pascal) foi criada em 1968 por Niklaus Wirth, e tinha como finalidade principal ser uma linguagem simples (como notaremos mais tarde, grande parte de sua sintaxe é tradução de comandos para o idioma inglês), que pudesse ser utilizada no ensino na programação estruturada. Foi baseada no ALGOL 60, de modo a criar bons hábitos de programação.
No decorrer dos anos, tornou-se muito popular e diversos recursos lhe foram sendo incorporados a ponto de se tornar uma linguagem que dominou o mercado durante um bom tempo.
Hoje em dia, apesar de ser considerada uma linguagem obsoleta, ainda continua a ser muito utilizada nos cursos introdutórios de programação em decorrência das facilidades mensionadas anteriormente.
Convensões utilizadas:
Um texto entre < > corresponde a um conjunto de caracteres que você pode escolher de acordo com o seu programa. Estes caracteres podem ou não ser palavras reservadas dependendo das circunstâncias.
Exemplo:
var <var1>:<tipo>;
Significa que você pode substituir <var1> por uma variável com um nome a sua escolha e <tipo> pelo tipo da variável. O texto em um programa pronto ficaria assim:
Exemplo:
var MinhaVariavel : integer;
Caracteres em negrito são utlizados em definições de palavras reservadas.
Bem, chega de conversa e vamos começar a programar!
3 - Um programa simples em Pascal.
Todo programa escrito em Pascal possui quatro partes fundamentais a saber:
a) Cabeçalho;
Aqui você escolhe o nome que vai dar ao programa. A palavra reservada que você deverá utilizar é program.
OBS - Palavras reservadas são lidas de um modo especial pelo compilador do programa e não devem ser utilizadas com fins que não sejam aqueles pré determinados pela linguagem.
b) Diretivas de inclusão de arquivos de biblioteca;
Expressões que constam em um programa, quando lidas por um computador, não fazem sentido algum se não há informações relacionadas a rotinas pré definidas, inclusas justamente nos arquivos de biblioteca.
Para dizer ao programa que você deseja que ele busque estas informações, você deverá usar a diretiva uses.
c) Declaração de constantes e variáveis;
Para declarar uma constante você deve usar o comando const <variável> = <valor>;
Já no caso de variáveis, usa-se a palavra reservada var do seguinte modo:
var <identificador>:<tipo>;
d) Corpo do programa propriamente dito.
É delimitado pelas palavras begin (início) e end (fim - Observe que o ultimo end de um programa deve conter obrigatoriamente um ponto final). Elas informam onde as instruções devem começar a ser executadas e onde o programa deve parar.
Além das partes mensionadas, podemos encontrar a declaração de procedimentos e funções. Porém, este assunto não será abordado agora.
Feitas estas observações, estamos preparados para escrever o nosso primeiro programa em Pascal.
A listagem 3.1 mostra um programa simples que, embora não seja muito útil, encontra-se sintaticamente correto.
Listagem 3.1
program Meu_primeiro_programa;
uses crt ;
var x:integer;
begin
x:=1;
end.
Observando a listagem acima, vemos que apenas temos um programa com título meu_primeiro_programa que atribui o valor 1 a uma variável chamada x de tipo inteiro (a palavra reservada integer diz ao compilador a natureza da variável x).
Conforme outros comandos sejam apresentados, você poderá construir aplicativos mais complexos e úteis. As seções seguintes descrevem alguns deles.
Não será exposta uma grande quantidade de listagens. Procurarei selecionar as principais, porém muitas outras serão disponibilizadas em arquivos para download.
No decorrer dos anos, tornou-se muito popular e diversos recursos lhe foram sendo incorporados a ponto de se tornar uma linguagem que dominou o mercado durante um bom tempo.
Hoje em dia, apesar de ser considerada uma linguagem obsoleta, ainda continua a ser muito utilizada nos cursos introdutórios de programação em decorrência das facilidades mensionadas anteriormente.
Convensões utilizadas:
Um texto entre < > corresponde a um conjunto de caracteres que você pode escolher de acordo com o seu programa. Estes caracteres podem ou não ser palavras reservadas dependendo das circunstâncias.
Exemplo:
var <var1>:<tipo>;
Significa que você pode substituir <var1> por uma variável com um nome a sua escolha e <tipo> pelo tipo da variável. O texto em um programa pronto ficaria assim:
Exemplo:
var MinhaVariavel : integer;
Caracteres em negrito são utlizados em definições de palavras reservadas.
Bem, chega de conversa e vamos começar a programar!
3 - Um programa simples em Pascal.
Todo programa escrito em Pascal possui quatro partes fundamentais a saber:
a) Cabeçalho;
Aqui você escolhe o nome que vai dar ao programa. A palavra reservada que você deverá utilizar é program.
OBS - Palavras reservadas são lidas de um modo especial pelo compilador do programa e não devem ser utilizadas com fins que não sejam aqueles pré determinados pela linguagem.
b) Diretivas de inclusão de arquivos de biblioteca;
Expressões que constam em um programa, quando lidas por um computador, não fazem sentido algum se não há informações relacionadas a rotinas pré definidas, inclusas justamente nos arquivos de biblioteca.
Para dizer ao programa que você deseja que ele busque estas informações, você deverá usar a diretiva uses.
c) Declaração de constantes e variáveis;
Para declarar uma constante você deve usar o comando const <variável> = <valor>;
Já no caso de variáveis, usa-se a palavra reservada var do seguinte modo:
var <identificador>:<tipo>;
d) Corpo do programa propriamente dito.
É delimitado pelas palavras begin (início) e end (fim - Observe que o ultimo end de um programa deve conter obrigatoriamente um ponto final). Elas informam onde as instruções devem começar a ser executadas e onde o programa deve parar.
Além das partes mensionadas, podemos encontrar a declaração de procedimentos e funções. Porém, este assunto não será abordado agora.
Feitas estas observações, estamos preparados para escrever o nosso primeiro programa em Pascal.
A listagem 3.1 mostra um programa simples que, embora não seja muito útil, encontra-se sintaticamente correto.
Listagem 3.1
program Meu_primeiro_programa;
uses crt ;
var x:integer;
begin
x:=1;
end.
Observando a listagem acima, vemos que apenas temos um programa com título meu_primeiro_programa que atribui o valor 1 a uma variável chamada x de tipo inteiro (a palavra reservada integer diz ao compilador a natureza da variável x).
Conforme outros comandos sejam apresentados, você poderá construir aplicativos mais complexos e úteis. As seções seguintes descrevem alguns deles.
Não será exposta uma grande quantidade de listagens. Procurarei selecionar as principais, porém muitas outras serão disponibilizadas em arquivos para download.
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