Tuning virtual

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Tuning virtual

Mensagem  Pinto em Seg Mar 09, 2009 3:43 pm

O que é o tuning Virtual?
Tuning virtual é uma "nova" arte se é que assim se pode chamar, uma vez que consiste em modificar digitalmente imagens de carros de origem e transforma-los em carros ao gosto do autor, com recurso ao computador. Esta arte exige grandes dotes na componente de desenho e processamento de imagem digital. O que pode ser feito fica ao gosto e às capacidades do artista, desde rebaixamentos, mudanças de kits de carroçaria, alteração das jantes; alteração da cor da carroçaria, aplicação de vinyl, enfim até onde a imaginação do autor o possa levar.

Para tal utiliza-se um programa de processamento e tratamento de imagem, através do qual e de várias técnicas, o artista modifica a imagem escolhida de modo a possuir diversas alterações associadas ao tuning. Algumas dessas técnicas são explicadas em capítulos seguintes do tutorial. Os objectivos podem ser vários, tais como ver como determinada alteração fica num carro, participar em concursos de originalidade e perfeição em tuning virtual ou simplesmente pelo gosto de alterar carros associado ao desenho e a outras técnicas de modificação de imagem. Enfim através do Tuning virtual podemos transpor de certo modo as nossas ideias para a realidade, uma vez que hoje em dia este tipo de programas são mesmo usados para a criação de peças e para o estudo prévio de vários produtos tuning.

Esta arte/técnica já existe à muitos anos, mas só nestes últimos 2 a 3 anos começou a ganhar muitos adeptos a nível mundial e cada vez se produzem melhores trabalhos. Sem dúvida é uma arte que veio para ficar! O tuning.online.pt foi dos primeiros sites a nível mundial a promover concursos de tuning virtual.


Agora o mesmo carro depois de submetido a um tratamento de tuning virtual.


Rebaixamento da Suspensão
Depois de escolher o carro a ser alterado é fundamental realizar o rebaixamento da suspensão para se obter um “look” mais desportivo. Para um rebaixamento virtual, procede-se da seguinte forma:

1. Com o “poligonal lasso”, [Photoshop], selecciona-se toda a parte da imagem que estiver acima do limite da carroçaria do carro.

2. Fazer esta selecção com a ajuda do zoom facilita bastante o trabalho.

3. Depois de feita a selecção basta fazer Ctrl+C (copy) e de seguida Ctrl+V (paste) e é criado um novo layer. A seguir é só arrastar o novo layer para baixo de forma a este ficar na posição ideal para dar o efeito de rebaixamento. A altura fica ao critério e à imaginação de cada um.

4. De seguida temos de eliminar certas falhas que apareceram devido à movimentação do layer.

5. Há várias formas de fazer estas correcções, eu acho mais fácil seleccionar esses mesmos pontos e preenchê-los com uma cor de fundo, neste caso preto. Finalmente o carro está rebaixado, e podemos agora, (não obrigatoriamente), fazer Ctrl+E (merge layers) para ficarmos com uma imagem completa composta apenas por 1 layer (background).


Substituição das Jantes
Mudar virtualmente as jantes de um carro não é tarefa muito difícil a não ser em certos casos em que é preciso um pouco de paciência para que fique tudo impecável. Neste tutorial mostra-se como colocar as jantes do Volkswagen Golf R32 no Mercedes SLK 320. Numa alteração deste tipo é importante dispor de várias imagens de alta resolução com jantes em várias posições. Para um resultado perfeito o ângulo de visualização das imagens deve ser idêntico, caso contrario a jante poderá ficar com um aspecto bidimensional.

1 – Seleccionar a jante do Golf com o “poligonal lasso” da forma representada na proxima imagem. Por vezes, para o trabalho final ficar mais realista, selecciona-se a jante e pneu para no fim ficar um conjunto mais real, neste caso não se achou necessário.

2 – Depois da jante seleccionada faz-se Ctrl+C, (copy), e de seguida já na imagem do Mercedes faz-se Ctrl+V,(paste).

3 – A jante não ficou no sítio certo nem na posição certa, o que nos obriga a ajustá-la.

3.1 - Primeiro faz-se edit>transform>flip horizontal, este passo faz com que a jante fique na perspectiva adequada à fotografia original.

4 – Agora para ajustar a jante ao carro na posição correcta faz-se edit>free transform ou Ctrl+T. A seguir vamos distorcendo a jante até conseguir a posição certa.

5 – A seguir repetimos os passos 1 a 4 para a jante de trás.

E temos as jantes do R32 no SLK.


capot tipo Badboy
Por vezes, em certos carros, pode-se dar um look mais agressivo criando um capot estilo badboy. Isto consiste em prolongar o capot por cima das ópticas, dando um aspecto mais agressívo à frente. No Tuning Virtual isso é tarefa fácil. Para este tutorial usamos o Subaru Impreza.

1 – Com o “polygonal lasso” seleccionamos na foto original o limite do novo capot, conforme a imagem seguinte.

2 – A seguir faz-se Shift+Ctrl+N ou Layer>New>Layer (Photoshop), foi criado um novo layer. Agora com o “paint bucket tool” ou apenas primindo “G” e sem desactivar a selecção aterior pintamos o layer1 de preto para ficar já delimitado o fim do capot e inicio do farol.
3 – Depois selecciona-se no backgroun a parte a ser preenchida pela cor do carro fazendo uma selecção como mostra a seguinte imagem.

4 – A seguir arrasta-se essa selecção para cima para poder-mos tirar o preenchimento que falta em baixo.

5 – A seguir faz-se “Ctrl+C” (copy) e a seguir Ctrl+V (Paste) e temos um novo layer. Esse layer de ser posicionado no espaço a ser prenchido de forma a ficar o capot completo. Por vezes pode ser necessário usar a “smudge tool” para aperfeiçoar certos defeitos.

6 – Repetir tudo para o lado oposto do carro e ficamos com este aspecto.


Escurecer vidros
Seleciona-se os vidros com o LASSO TOOL (para fazer várias selecções ao mesmo tempo, depois de fazer a primeira premir a tecla Shift para adicionar outras partes sem apagar selecções previamente feitas).

Após feita a selecção, cria-se um novo layer (Layer/New/LayerViaCopy) de seguida vai-se a Image/Adjustments/Levels, e na ultima barra (Output Levels) mover a seta da direita para a esquerda, como no exemplo seguinte:

Depois de mover a barra para o lado esquerdo veremos o vidro a escurecer , contínua-se a mover até estar ao gosto.
Resultado final:


Alisar portas
Primeiro tem que se selecionar parte do carro onde tenha côr e luminusidade similar e do tamanho suficiente para “tapar” o que queremos retirar (neste caso o puxador da porta) , tal como está na foto1:

Em seguida criar novo layer ( LAYER-NEW-LAYER VIA COPY) e mover o novo layer para cima do puxador da porta.

Depois de arrastar o layer algumas partes estarão sobrepostas (como o risco da porta por exemplo) que são facilmente removidas com a Eraser Tool !
Resultado final:


Mudar a cor do carro
Em primeiro lugar selecionar o que queremos mudar a côr , para tal utiliza-se o Lasso Tool (lembrar que para adicionar seleções utilizar o Shift juntamente com o Lasso Tool ou para retirar partes já selecionadas usar o Alt) , aproximar a imagem para conseguir uma seleção mais perfeita.

Depois de isto feito , criar um novo Layer (Layer via Copy) e em seguida ir a Image/Adjustements e lá encontraram várias opcções para mudar a côr (Variations,Hue/Saturation,Color Balance) , por vezes se a côr for muito diferente o melhor será fazer Desaturate primeiro , mas atenção perdem toda a côr dos reflexos.

Neste caso a côr final foi um azul:


Alteração do pára-choques
Foto do carro original :

Em primeiro lugar deve-se arranjar uma foto com o para-choques desejado na mesma perspectiva que a foto original, para alcançar um maior nivel de realismo. Neste caso foi escolhida esta. Em seguida utilizar o Lasso Tool para selecionar o para-choques:

Agora fazer File/Edit/Copy e na imagem original fazer File/Edit/Paste , depois para ajustar o para-choques ao carro fazer Edit/FreeTransform (Ctrl+T) e utilizando o Distort, Skew e outras ferramentas de transformação tentar ajustar o para-choques o melhor possivel (carregando com o botão direito do rato dentro da caixa de transformação aparecem estas ferramentas de transformação)!

Por fim utilizar o tutorial de Mudar a Côr para encontrar a côr certa para o pára-choques, no final terão algo como isto:


Aplicação de vinyl
Digo já k o tutorial é pequeno mas a duração do trabalho é longa. Atenção: este tutorial sai melhor se for feito com cores neutras.

1 – Primeiro abrimos as imagens do carro e do vinyl.

2 – Agora vem a parte mais chata, porque temos que usar o “Lasso Tool” e começar a seleccionar a forma do vinyl. Depois de seleccionado, copiamos (Ctrl+C).

3 – A seguir vamos para a imagem do carro e colamos (Ctrl+V).

4 – Como está muito grande, vamos ajustá-lo ao carro com o free transform (Ctrl+T) e apagamos os excessos por fora da carroçaria, usando o “Lasso Tool” para seleccionar o que está por fora e pressionando a tecla “Delete”.

5 – Para ficar com os brilhos e as sombras do carro, vamos à janelinha assinalada na imagem e vamos para baixo até encontrarmos a opção “Soft Light”.

6 – Para escurecermos o vinyl e obtermos um efeito mais brilhante, vamos à camada do vinyl, neste caso a “Layer 1”, carregamos com o botão direito e seleccionamos a transparência. Depois disto vamos a “Layer>New Adjustment Layer>Levels” e vamos mexendo nos triângulos até termos a tonalidade desejada.

7 – E já temos o nosso vinyl:

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Re: Tuning virtual

Mensagem  Admin em Seg Mar 09, 2009 3:54 pm

:O
desta eu n sabia Surprised

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Re: Tuning virtual

Mensagem  Pinto em Ter Mar 10, 2009 8:53 am

Já te ensinei alguma coisa !!!

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Re: Tuning virtual

Mensagem  Admin em Ter Mar 10, 2009 8:56 am

ya 2 coisas 1 o tunnig virtual eo kuanto lag e gastos k essas imagens fizeram xD

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Re: Tuning virtual

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